sábado, 19 de março de 2011

Preservação - O seu papel


Eis algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:
  • Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto
Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo. Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas.
Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resíduos provenientes das trocas de óleo de volta às refinarias, onde são processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se você trocar seu óleo em casa, guarde o óleo velho e o entregue num posto de gasolina.
Estima-se que 90% do óleo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberação de lastros de óleo e não de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de óleo, embora catastróficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluição marítima por óleo. 
  • Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.
O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.
Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.
Uma curiosa exceção: na cidade de Mongaguá (SP) há uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriação de peixes na região próxima ao píer, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lançamento dentro da água de vários fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.  
  • Outros produtos nocivos à vida marinha:
Detergentes com fosfatos
Fertilizantes
Cloro 
  • Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada
Evite comprar móveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a não ser que se tenha certeza que a matéria-prima foi proveniente de áreas de extração controlada e renovada.
Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. Vale lembrar que a posse de espécimes silvestres atualmente é considerada crime inafiançável.
  • Não contribua diretamente para o desmatamento
Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao máximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatórios de água).
Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.
Há diversos motivos para não se acender uma fogueira, mas é bom saber que elas não "matam" o solo, uma espécie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se vê é um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. Caso a fogueira seja imprescindível deve-se tomar cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável. Lembrar-se também de sempre apagar a fogueira completamente após seu uso. 
  • Economia dos recursos naturais
Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.



Prof. Sebastião P. Faustino
www.profsebastiaofaustino.blogspot.com

11 comentários:

  1. A terra pede socorro, e os unicos que pode ajudar somos nós,prezervando a natureza e cuidando da nossa àgua.
    O planeta terra é composto por muita àgua,a maioria salgada e pouca àgua doce.
    Por isso que devemos prezervar o nósso meio ambiente,e principalmente econimizando no conssumo da água.
    Cuida da àgua para ela não faltar,pois se ela acabar nós vamos se ferrar.

    Cleber Barboza Santos

    ResponderExcluir
  2. Não adianta só pedirmos e falarmos em preservar se não praticarmos aquilo que falamos e pedimos. Nós vivemos em um mundo que só quer o melhor para a sociedade, mais aumentar a sociedade só com dinheiro e tecnologias e não cuidar da natureza não adianta, é trabalhar em vão, é se desgastar a um trabalho inútil. O ser humano é dependente da natureza sem ela não vivemos. Por isso peça, fale, e enfim pratique. A natureza precisa de cada um de Nós. Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você estará contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.

    Flávia 2º fase B

    ResponderExcluir
  3. Com a poluição da água ameaçando cada vez mais os recursos do planeta, surgem também as iniciativas para tentar reverter esse quadro e algumas delas, podemos dizer, de maneira bem criativa.
    O Planeta água pede socorro, por isso vamos preservar o que nos resta de tão precioso.

    Monique Domingues
    2°FaseB

    ResponderExcluir
  4. O próprio ser humano esta acabando com a natureza, pois jogam vasilhames de venenos nos rios contaminando a água e matando os peixes e os demais animais.

    Vilma Vilalba
    2°FaseB 2011

    ResponderExcluir
  5. A água é um liquido preciosso que o ser humano tem a obrigação de cuidar como se fosse troféu por toda a vida hoje o ser humano deve cuida-lo para o planeta não ficar sem esse liquido tão valioso.
    Os rios com suas aguas cristalinas tão cheias de vida merece nosso respeito porque esse liquido que nos banha todos os dias que mata nossa sede merece todo nossa colaboração.Vamos Preservar.

    Yolanda Alves
    2°FaseB 2011.

    ResponderExcluir
  6. obrigado preofessor pelas dicas de como apresentar um seminario grato..
    Gustavo 2°B Constantino

    ResponderExcluir
  7. A Crise Social:Atualmente a robotização e a informazatição geram muitas riquezas,porém,essas riquezas são más destribuidas entre a população.Isso faz com que haja uma divisão entre a população,de um lado as pessoas ricas que esbanjam dinheiro e de outro lado as pessoas com menos dinheiro que na maioria das vezes vivem na miséria.

    A Crise do Sistema de Trabalho: Hoje em dia,a tecnologia é muito avançada,a cada ano novas maquinas são criadas para ajudar as pessoas a ter uma vida melhor.Porém,esse avanço prejudica as pessoas que trabalham no campo,pois as máquinas estão se modernizando e ocupando o lugar do homem,fazendo com que o desemprego aumente.

    A Crise Ecológica: O mundo já foi um lugar muito bom,mas,hoje me dia,com as industrias,a poluição,a erosão,etc,ele esta condenado a cair,pois tudo esta se acabando e o homem ao invés de ajudar só piora as coisas,como o desmatamento por exemplo,nenhuma das pessoas que derrubam as árvores se preocupa como o nosso meio ambiente.O mundo Inteiro deve unir para salvar o planeta se não nosso futuro vai ser terrível.

    Alunas:Simone Vargas Garcia N°45
    Tainá de Oliveira Carriço N°45
    2°ano A do E.M
    E.E.Manoel Ferreira de Lima

    ResponderExcluir
  8. POLUIÇÃO: O HOMEM É O GRANDE VILÃO

    Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas...

    As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.

    É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.

    E como fica a natureza no meio de tanta sujeira?

    nome: josias, eusair nº 47, 48
    escola: manuel ferreira de lima
    sere: 1º"E" ensino medio

    ResponderExcluir
  9. nomes=Diego,Dieferson
    Nº= 12,11

    Ano=1ºD Noturno

    Escola estadual Manuel ferreira de Lima...

    URGÊNCIA DE UM ETHOS MUNDIAL : O Ethos mundial que precisamos.Problemas globais, soluções globais Três problemas suscitam a urgência de uma ética mundial: a crise social, a crise do sistema de trabalho e a crise ecológica, todas de dimensões planetárias. A crise social – os indicadores são notórios, a mudança da natureza da operação tecnológica, mediante a robotização e a informatização, propiciou uma produção fantástica de riqueza. Ela vem de forma altamente desigual, por grandes corp

    ResponderExcluir
  10. ETOS mundial preservando o que é nosso!
    O etos mundiais que prescisamos é da concientisação de cada um de nois.Começando desde de dentro de casa separando o lixo quimico do organico,jogar lixo somente em em lugares apropriados para lixo,reciclar o maior numero possivel de obejetos,as pequenas cidades ñ jogar o esgoto nos rios,as grandes cidades ñ jogar esgoto no mar,os navios ñ soltaren sujeiras no mar,as pessoas andaren menos em meio de transporte de motor,pq eles soltan fumaça que poluen o ar,as industrias que tbm poluem o ar 24hrs por dia que prejudica a camada de ozonio contribuindo com o efeito estufa que permiti a entrada de raios solares que aumenta o calor e derrete a geleira destruindo o que é nosso.Os exploladores da floresta que derruban arvores em quantidades mto grande fora dos calculos permitido pelo ibama.fezendo o que puder para salvar nosso futuro e das próximas gerações esse é o etos que prescisamos.
    nome:Marilini nº29 1º ano E turno:noturno
    E.E. Manoel Ferreira de Lima

    ResponderExcluir
  11. ETOS mundial preservando o que é nosso!
    O etos mundiais que prescisamos é da concientisação de cada um de nois.Começando desde de dentro de casa separando o lixo quimico do organico,jogar lixo somente em em lugares apropriados para lixo,reciclar o maior numero possivel de obejetos,as pequenas cidades ñ jogar o esgoto nos rios,as grandes cidades ñ jogar esgoto no mar,os navios ñ soltaren sujeiras no mar,as pessoas andaren menos em meio de transporte de motor,pq eles soltan fumaça que poluen o ar,as industrias que tbm poluem o ar 24hrs por dia que prejudica a camada de ozonio contribuindo com o efeito estufa que permiti a entrada de raios solares que aumenta o calor e derrete a geleira destruindo o que é nosso.Os exploladores da floresta que derruban arvores em quantidades mto grande fora dos calculos permitido pelo ibama.fezendo o que puder para salvar nosso futuro e das próximas gerações esse é o etos que prescisamos.
    nome:Marilini,luana nº29,25 1º ano E turno:noturno
    E.E. Manoel Ferreira de Lima

    ResponderExcluir