terça-feira, 27 de maio de 2014

Biomas brasileiros,domínios morfoclimáticos e vegetação - Geografia - Pr...

39 comentários:

  1. Vamos que vamos pessoal, avaliação em 05/06/2014... Super importante...boa prova a todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom ! Guando nos falamos dos Biomas brasileiros, nos falamos de uma classificação feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).
    Existem 6 Biomas Brasileiros,quais são eles? a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado,a Mata Atlântica, o Pantanal e também o Pampa. o que são Biomas? É uma área geográfica com uma certa estabilidade climática que possui uma característica muito forte, tanto em aspectos relacionados com a animais, quanto a vegetação, resumindo o Bioma: ele é um conceito mais amplo, e não só utilizado pela Geografia mas também pela Biologia.O que são os Domínios Morfoclimáticos? ele é um conceito criado por um Geomorfólogo chamado: Assis. ele analisa as questões do relevo brasileiro também as características desse relevo, junto com a transformação ao longo dos anos. os aspectos naturais que iram formar os domínios, áreas caracterizadas por esses elementos: Clima, Relevo, Vegetação e Solos. Então nos Biomas não aparecem as áreas de transição, já nos Domínios aparecem as áreas de transição. A Amazônia, o Cerrado e a Caatinga tem o mesmo nome dos Biomas Brasileiros. A Araucária esta localizada na região mais fria do Brasil. A Pradaria seria mais ou menos o Pampa no Bioma Brasileiro. A Vegetação é o que? São Paisagens e Vegetais. E ela está relacionada ao Clima, então o Clima que determina a Vegetação.

    Nome:Carlos Eduardo Melo Hübner Série: 1ºD Período: Matutino.

    Escola Estadual Padre Constantino de Monte.

    Até a Próxima... Fuii !!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta um dos mais complexos quadros de paisagens e sistemas ecológicos do planeta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podemos dividir o país em seis principais biomas: Caatinga,a Amazônia, o Cerrado,a Mata Atlântica, o Pantanal e também o Pampa.o bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si.Já Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.A diferença entre bioma e os domínios morfoclimáticos é que enquanto o BIOMA leva em consideração os fatores bióticos, ou seja, populações biológicas que habitam um determinado local, o conceito de DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO, proposto pelo geógrafo Aziz Ab'Saber, leva em consideração, como o nome sugere, os aspectos físicos do relevo, sobretudo a interação entre o clima e forma de um determinado local.
    Ex: O Bioma Caatinga trata das espécies de fauna e flora que pertencem à trechos da Região Nordeste, já o Domínio Morfoclimático da Caatinga, trata do clima semi-árido que influencia na configuração do relevo, de estrutura cristalina.Por fim a vegetação é É o conjunto de plantas nativa de certo local que se encontram em qualquer área terrestre, desde que nesta localidade haja condições para o seu desenvolvimento. Tais condições são: luz, calor, umidade e solos favoráveis, nos quais é indispensável a água.

    Nome:Karina Formagio Dutra Série:1º A Período:Matutino.

    Escola Estadual Padre Constantino de Monte.

    ResponderExcluir
  5. Bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada região. No Brasil os Biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa. Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.

    Nome: Taysna Amaral de Assis

    Serie: 1°ano C Matutino

    Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  6. Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade o bioma se relaciona também com a Biologia, Que também estuda sobre os Biomas e tanto a Biologia e a Geografia diz que contém 6 tipos de biomas em nosso país, (Portanto Bioma é um ecossistema)
    A Amazônia, O cerrado e a Caatinga têm o mesmo nome no Domínio dos Biomas. Os Mar de Morros ficam aproximadamente na Mata Atlântica. As pradarias ficam no domínio do Bioma Pampa, Que contém o relevo de Coxias.
    A faixa de transição não se encontra nos Biomas, Mas sim nos domínios morfoclimáticos , Que são combinações de um certo conjunto da natureza, sendo eles A vegetação, O clima e o seu relevo de determinado Bioma e região.
    Iléia se refere a Amazônia, Existe três parte da Floresta amazônica que são: A Mata de Igapó ou a Mata de Pergames que é a parte mais Inundada da Floresta, Onde se encontra a vitória régia, A Várzea onde se encontra na Floresta amazônica que é quando o volume dos rios aumentam devido as chuvas elevadas, E é a parte mais alta da Amazônia. A Terra firme na Floresta Amazônica, Cuja suas florestas ocupam terras não inundáveis.
    O Pantanal é a maior planície Inundável do mundo Devido a região possuir uma topografia plana e consiste em possuir uma altitude mais baixa que muitas das regiões em sua volta.

    Nome: Debora Correia De Souza Silva Série: 1°A Período: Matutino
    E.E. Pe. Costantino e Monte

    ResponderExcluir
  7. Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta um dos mais complexos quadros de paisagens e sistemas ecológicos do planeta.de acordo com o IBGE podemos dividir o país em no seis principais biomas:Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa Biomas são um conceito mais amplo pois fala tanto da fauna quando na flora,os biomas também falam de tanto das florestas quando do animais,fala também q algumas vegetações.

    Nome:Thainara Honaiser Trento
    turma: 1°ano C Matutino
    E.E.Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  8. Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).
    Compreendendo cerca de 42% do território nacional, a Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de outros países sul-americanos.
    Esse é o bioma que possui a maior biodiversidade do planeta. Entre as espécies animais estão: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, entre outros.A faixa de transição não se encontra nos Biomas, Mas sim nos domínios morfoclimáticos , Que são combinações de um certo conjunto da natureza, sendo eles A vegetação, O clima e o seu relevo de determinado Bioma e região.
    Nome:Maria Beatriz Lemos Bogue
    Turma 1°ano D matutino
    E.E.Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  9. Existem seis Biomas Brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e o Pampa. Bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada região e também é uma área geográfica com certa estabilidade climática que possui uma característica muito forte, tanto em aspectos relacionados com os animais, quanto à vegetação, resumindo o Bioma: ele é um conceito mais amplo, e não só utilizado pela Geografia, mas também pela Biologia.
    Domínios Morfoclimáticos: e apresenta a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. .A diferença entre bioma e os domínios morfoclimáticos é que enquanto o Bioma leva em consideração os fatores bióticos, ou seja, populações biológicas que habitam um determinado local, o conceito de Domínio Morfoclimatico sugere que os aspectos físicos do relevo, sobretudo a interação entre o clima e forma de um determinado local.
    Nome: Bruna Rafalski
    Turma: 1º C – Matutino
    E.E.Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  10. Bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora).Quando falamos de biomas estamos falando de uma classificação feita pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia Estatística),o IBGE faz a classificação de SEIS biomas brasileiros e esses biomas são:Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e o Pampa e esses biomas tem uma característica eles não tem áreas de transição,mas as linhas de transição existem. Os biomas se caracterizam, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade)..
    Domínios Morfoclimáticos: e apresenta a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação.A faixa de transição não se encontra nos Biomas, Mas sim nos domínios morfoclimáticos.
    A diferença entre bioma e os domínios morfoclimáticos é que enquanto o Bioma leva em consideração os fatores bióticos, o conceito de Domínio Morfoclimático sugere que os aspectos físicos do relevo, sobretudo a interação entre o clima e forma de um determinado local.
    Nome:Geiciane Cristina
    Turma:1ºD -Matutino
    E.E.Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  11. Bioma é uma unidade que agrupa diversos organismos de acordo com as condições físicas de um mesmo ambiente, como macroclima, solo, altitude, temperatura e umidade. Deste modo, é possível generalizar e encontrar semelhanças em espécies animais e vegetais que habitam um mesmo espaço, mesmo que estas não possuam nenhum parentesco entre si. Os 6 biomas são Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampas. Atlântica. Os biomas brasileiros caracterizam-se pela grande diversidade de arvores e animais.. Todos o biomas sofrem pela ocupação humana e boa parte esta sendo destruída..
    Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação . Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais.
    Nome:Vanessa Caroline Barbosa Mazari
    Turma:1ºD -Matutino
    E.E.Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  12. BIOMAS BRASILEIROS: O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) nos traz a classificação de 6 biomas no Brasil. O bioma é uma área geográfica que possui uma forte característica em relação aos animais e a vegetação. Ele é um conceito mais amplo também utilizado pela biologia.
    Os 6 biomas do Brasil são: AMAZÔNIA, CAATINGA, CERRADO, PANTANAL, FLORESTA ATLÂNTICA E O PAMPA. Cada um desses biomas tem sua própria característica de relevo, clima, etc.
    DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: O domínio é um conceito criado por Aziz Ab'Saber, ele analisa as questões de relevo e as características desse relevo junto com a transformação ao longo dos anos, resultando assim a análise em áreas caracterizadas por relevo, vegetação, solo e clima. Então aspectos naturais caracterizam os domínios.
    Nos domínios, diferentemente dos biomas, nós encontramos ÁREAS DE TRANSIÇÃO (entre um bioma e outro), encontramos também AMAZÔNIA, CERRADO, CAATINGA, MARES DE MORROS( mais ou menos onde fica a mata atlântica), ARAUCÁRIAS(região mais fria) e as PRADARIAS (mais ou menos onde fica os pampas).
    VEGETAÇÃO: A vegetação não é nada mais nada menos do que paisagens vegetais e está condicionada ao clima, ou seja, o clima determina a vegetação. Um só bioma pode ter mais de uma vegetação.
    Uma das vegetações que temos é a FLORESTA LATIFOLIADA EQUATORIAL (Floresta Amazônica), e nela temos 3 divisões: Igarapés (parte permanentemente inundada), Várzea ( área que é inundada quando os rios aumentam) e Terra Firme (parte que nunca é inundada). Como vegetação brasileira temos também o CERRADO, também chamado de “savana brasileira”, a CAATINGA, que é uma vegetação xerófila(sobrevive com pouca água), PANTANAL que é a maior planície inundável do mundo, MATA ATLÂNTICA com grande biodiversidade pois passa por muitas latitudes, ARAUCÁRIAS e os CAMPOS (pradarias e pampa).

    Gabriela Maria Eberhardt nº 14 1º A
    ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE

    ResponderExcluir
  13. Os seis biomas brasileiros conhecidos que são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Eles se caracterizam pela grande diversidade de animais, vegetais e árvores. Bioma é constituído por um conjunto de ecossistema (fauna e flora),ele não só é utilizado pela geografia como também pela biologia.Os seres vivos dos biomas pelas condições da natureza como (vegetação,clima, calor, umidade e etc)..É uma área geográfica com uma certa estabilidade climática que possui uma característica muito forte.

    Nome: Jordana da Silva Alves
    Turma: 1ª B
    Turno: Matutino
    E.E. Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  14. BIOMAS BRASILEIROS é um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais

    Nome: Nadialine Jung
    N°: 29
    E.E. Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  15. Quando falamos de biomas brasileiros, estamos falando de uma classificação feita pelo IBGE . Bioma é um conjunto de ecossistemas constituídos por características (fauna e flora).
    Os seis biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Amazônia e Pampa. Cada um desses biomas tem sua própria característica de relevo, clima, etc.
    Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais.

    Nome: Lauane Santos Viega
    Turma: 1ªB
    Turno: Matutino
    E.E. Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  16. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística ) faz a classificação de 6 biomas(Amazônia, Cerrado,Caatinga,Mata Atlântica,Pantanal e o Pampa) o Bioma é Área geográfica que possui uma característica tanto a animais e plantas, e é um conceito mais amplo que também é usado pela biologia, mas na geografia nos não procuramos caracterizar as questões ligados aos animais já os biomas sim.A característica desses 6 biomas é que eles não tem área de transição de uma para a outra,e tem a umidade diferente.Vegetação:paisagem vegetal.3 partes da amazônia.A 1 área da Amazônia esta inundada,A 2 parte é a área que aumenta seu volume e a 3 parte nunca é inundado ou seja o ponto mais alto. No Cerrado uma expansão seca e chuvosa e temos algumas florestas conhecidas como cerradão,Caatinga é uma área que sobrevive com poucas águas.Pantanal é a maior planície inundável do mundo que não esta somente no brasil pois só há 25 % e 7 %por cento no mato grosso.Mata atlântica é a mais transformada do Brasil e tem uma grande biodiversidade,a vegetação ela se transforma pois o clima a determina.Pampa Rio Grande do Sul e Mato Grosso Do Sul maior produtor de arroz.


    Nome: Gustavo N. De Souza
    Ano: 1ºA matutino
    Escola: E.E Padre Constantino do Monte

    ResponderExcluir
  17. Biomas Brasileiros: Há seis tipos de biomas Amazônia,Cerrado,Caatinga,Mata Atlântica,Pantanal,Pampa.Entre os Biomas não tem área de transição, umidade da Amazônia é muito alta;O Cerrado é Semi- úmido.
    Domínios Morfoclimáticos :Não menciona animais.As áreas claras no mapa do domínio morfoclimáticos são as faixas de transição que nos biomas anteriores não tem.Domínio das Araucárias:Região mais fria do Brasil,as árvores não perdem as folhas no inverno.Domínio da Pradaria:É quase a mesma coisa que o Pampa do bioma Brasileiro.O verde mais escuro do mapa é a Amazônia,a parte mais avermelhada é o Cerrado,o verde mais claro é a Caatinga, Rosa é o Mares de Morros onde a erosão é muito forte.
    Vegetação:É paisagens vegetais,a vegetação é de médio e pequeno porte Arbustiva.O Cerradão a polêmica do cerrado é a expansão da soja sobre sua área trouxe vários impactos ambientais.A vegetação da Caatinga no Brasil é a Cherofica que sobrevive com pouca água.Pantanal é a maior plánicie inundável do mundo,ele está também no Paraguai.No Brasil 25% do Pantanal esta somente no Estado do Mato Grosso do Sul e também 7% no Mato Grosso.A Mata Atlântica é a vegetação mais transformada do Brasil pois foi onde os Portugueses chegaram, a Mata atlântica tem uma Biodiversidade gigantesca.Araucária fica na região entre o Rio Grande do Sul,Mato Grosso do Sul e também no Ilha de Marajó.

    Nome:Thays Padilha
    Turma:1ºC
    Turno:Matutino
    E.E.Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  18. Segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possuímos 6 biomas no Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Floresta Atlântica, Amazônia, e o Pampa. Cada um desses biomas tem suas características de relevo e clima próprias.
    Domínios Morfoclimáticos: O domínio é um conceito criado por Aziz Ab'Saber, ele analisa as questões de relevo e as características desse relevo junto com a transformação ao longo dos anos, resultando assim a análise em áreas caracterizadas por relevo, vegetação, solo e clima. Então aspectos naturais caracterizam os domínios.
    Nos domínios, sendo o oposto dos biomas, encontramos as Áreas de Transição(entre um bioma e outro), encontramos também Amazônia, Cerrado, Caatinga, Araucárias, Mares de Morros, e as Pradarias.
    Vegetação: a vegetação nada mais é do que paisagens vegetais e está muito condicionada ao clima, resumindo, o clima é o principal fator de tal bioma possuir tal vegetação.
    Uma das vegetações que possuímos é a Floresta Latifoliada Equatorial(Amazônica), e nela possuímos 3 divisões: Igarapés, Várzea, e Terra Firme. Temos também o Cerrado, que é considerado a "Savana Brasileira", a Caatinga, que tem sua vegetação toda constituída por Xerófilas (Plantas que sobrevivem com escassez de água), o Pantanal, que é a maior planície inundável do mundo, a Mata Atlântica, que possui grande biodiversidade pois passa por várias latitudes, as Araucárias e os Campos(Pradarias e Pampa).
    Aluno:Giovane Aparecido de Oliveira
    Ano: 1º A
    Período: Matutino
    Escola Estadual Pe. Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  19. Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).
    Rielly Moellmann-1ºA-matutino-E.E.P.Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  20. Bioma é um conceito amplo,existe seis biomas brasileiros,sendo eles:amazonas,cerrado,caatinga,mata atlântica,pantanal e pampa ,tem grandes características como o clima,relevo,vegetação e solo tem uma biodiversidade de animais e vegetais. o clima e a umidade tem uma grande participação .
    aluna: Fabiana Souza Freitas Rosa
    ano:1º ano A
    E.E.PADRE CONSTANTINO DE MONTE

    ResponderExcluir
  21. Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.
    Os biomas brasileiros caracterizam-se,por uma grande diversidade de animais e vegetais.

    Ana Caroline Santos-1ºA-Matutino-E.E.P.Constantino De Monte

    ResponderExcluir
  22. BIOMAS :ele é constituído por seis tipos eles são : amazônia , cerrado , caatinga , mata atlântica , pantanal e pampa. Bioma é a área geografia que possui uma característica tanto de animais e a plantas .e quando falamos de biomas brasileiros estamos falando de uma classificação feita pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o bioma é um conjunto de ecossistemas constituídos por caracteriza-se por uma grande biodiversidade de animais e vegetais.
    Domínios Morfoclimáticos: e apresenta a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação.A faixa de transição não se encontra nos Biomas, Mas sim nos domínios morfoclimáticos.
    A diferença entre bioma e os domínios morfoclimáticos é que enquanto o Bioma leva em consideração os fatores bióticos, o conceito de Domínio Morfoclimático sugere que os aspectos físicos do relevo, sobretudo a interação entre o clima e forma de um determinado local.

    NOME : Patricia Kelly Escobar Lopes
    SERIE : 1ºA
    ESCOLA :Padre Constantino do Monte

    ResponderExcluir
  23. A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical.1 A Amazônia ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima e parte do território do Maranhão (34%), Mato Grosso (54%), Rondônia (98,8%) e Tocantins (9%).2 A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. A Floresta Amazônica é a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Equivale a 35% das áreas florestais do planeta. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas, que ocorrem por quase toda a Amazônia central. Os campos de Roraima ocorrem sobre solos pobres no extremo setentrional da bacia do rio Branco. As campinaranas desenvolvem-se sobre solos arenosos, espalhando-se em manchas ao longo da bacia do Rio Negro. Ocorrem ainda áreas de cerrado isoladas do ecossistema do cerrado do Planalto Central do Brasil. Nos topos dos morros geralmente aparecem áreas de campos rupestres, semelhantes ao cerrado.

    Nome: Rodrigo Bortolon
    Serie: 1º C
    Escola: Padre Constantino de Monte.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada região. No Brasil os Biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.
    Geralmente, os biomas são definidos ou delimitados de acordo com a vegetação principal que os compõe. Por exemplo: o espaço ocupado pelas savanas é denominado como Bioma das Savanas. Em alguns casos, o bioma é delimitado obedecendo a outros critérios, como o clima, os tipos de solos, entre outros. Por exemplo: Floresta Tropical Úmida e Floresta Tropical Seca.

    Nome: Erik Gonçalves
    Serie: 1°A
    Escola:E.P.Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  26. os domínios morfoclimaticos são formados pelas principais característica do relevo e clima das regiões brasileiras.
    De acordo com o IBGE podemos dividir os pais o principal Bioma: Os Seis Biomas são: Amazônia, Cerrado, caatinga, Mata Atlântica, pantanal, pampa.
    Os Biomas não possuem fronteiras exatas porque são formadas por fatores naturais.
    Nome: Bruna Horst De Matos
    Serie:1ªB
    Turno: Matutino
    E.E. Padre Constantino De Monte

    ResponderExcluir
  27. Bioma é uma área geográfica com uma estabilidade climática e tem um aspecto a animais e plantas ou seja a fauna e a flora, tem seis tipos de biomas: Amazônia, Caatinga, Mata atlântica , Pantanal, Cerrado e Pampas cada um desses biomas apresentam uma característica diferente como o Pantanal que esta no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul é a maior planície inundável do mundo. Sobre os domínios morfoclimáticos eles representam um conjunto de elementos – relevo, clima, vegetação . no vídeo relata que os biomas não possuem fronteiras exatas. sobre a vegetação, cada bioma pode ter mais de uma vegetação e a vegetação ela esta condiciada ao clima, o clima que determina a vegetação.

    nome: Maíra Fernandes Schmidtke
    serie: 1° C Matutino
    Escola: Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  28. Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta um dos mais complexos quadros de paisagens e sistemas ecológicos do planeta. De acordo com o IBGE podemos dividir o país em seis principais biomas: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa. Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

    Nome: Welton Aquino Veron
    serie: 1° C Matutino
    Escola: Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  29. Existem seis biomas brasileiros :Amazônia , Caatinga , Cerrado , Mata Atlântica , Pantanal eo Pampa.Os Domìnios Morfoclimaticos são formados pelas principais catacterìsticas do relevo e clima das regiões Brasileiras.Sobre a vegetação cada bioma pode ter mais de uma vegetação ea vegetação ela esta condiciada ao clima ,o clima que determina a vegetação.Os Biomas não possuem fronteiras exatas porque são formadas por fatores naturaso.

    Escola Estadual Padres Constantino de Monte
    Aluna:Gabrieli Ortega Sanches
    Serie:1B Matutino

    ResponderExcluir
  30. Biomas Brasileiro : Quando falamos de Biomas Brasileios falamos de uma classificação feita peo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ).
    O bioma é uma área gográfica, um conceito mais amplo, que também é utilzado pela biologia.
    O seis biomas são : Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. A área de transição de um bioma para outro não existe, poque não tem como passar direto da Amazônia para o Cerrado, pois existem outros biomas entre eles. A região do bioma da Amazônia, a umidade é muito alta, já no Cerrado é semi-úmido, então não tem como sair da Amazônia e chegar direto no Cerrado, tem que ter uma transição gradual de temperatura e umidade.

    Domínios Morfoclimáticos é um conceito, criado por um geomorfólogo. Analisa as questões do Relevo Brasileiro.
    Relevo, vegetação, solo, e clima são aspectos naturais que formão os domínios, áreas caracterizadas por esse elemento.
    Os seis domínios morfoclimáticos são: Domínio Amazônico, Domínio do Cerrado, Domínio da Caatinga, Mar de Morro, Domínio dos Auracarias, Pradarias.

    Vegetação: Quando fomos falar da vegetação vamos falar ded cada um delas com suas características. A vegetação esta condicionada ao clima. O clima determina a vegetação.

    Aluna: Raissa Valhientes
    Série: 1º B Matutino
    Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  31. Existem seis importantes biomas brasileiros sendo eles:
    - Caatinga – presente na região do sertão nordestino clima semiárido caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

    - Campos – presente em algumas áreas da região Norte Amazonas, Pará e Roraima e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

    - Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracterizam-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

    - Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

    - Mata dos Pinhais – também conhecidos como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifólia neste bioma. Presente no sul do Brasil caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade. O clima característico é o subtropical.

    - Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

    - Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

    - Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
    A vegetação: cada bioma tem uma vegetação diferente da outra, cada um tem características diferentes.
    Bioma: é uma classificação feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O bioma é uma área geográfica, um conceito mais amplo, que também é utilizado pela biologia.
    Aluna: Gabriela dos Santos Barbosa.
    Série: 1º A Matutino.
    Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  32. Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). Nome: Luã Stragliotto Timm 1°"A"-matutino - Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  33. Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.

    Karyslaine Silva Costa
    1ºC
    Período: Matutino
    Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  34. Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
    No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

    Nome: Elian dos Santos Ibanez.. n°:8
    turma: 1° ano A..
    Escola Estadual Padre Constantino De Monte..

    ResponderExcluir
  35. é com essas estatisticas do IBGE confirma que nosso bioma ta se difirindo e que a maior parte da natureza esta acabando e nós temos q ajudar isso nao acontecer mais,é um fato importante que nao pode ser esquecido, e boa dicas do professor sobre as provas.
    O bioma brasileiro é bem extenso e com varios tipos de vegetação a floresta equatorial esta se acabendo tambem e um caso sério.
    Clayton Raffael 1°a

    ResponderExcluir
  36. Biomas são áreas com homogeneidade em clima, vegetação e fauna, os biomas presentes no Brasil são: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Pantanal. Cada bioma tem seu domínio morfoclimático, que nada mais é que um conceito criado por Aziz Ab'Saber, que analisa vários padrões, como vegetação, solo, clima e relevo. Amazônia: Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas. Cerrado: É constituído principalmente por savanas. Mata Atlântica: Reconhecida pela sua grande biodiversidade na fauna e flora, sendo um patrimônio oficial da UNESCO. Caatinga: É constituída principalmente por vegetação xerófila (que é quando a vegetação suga a água do solo, pois na superfície há muito pouca, sendo assim uma vegetação adaptada ao clima). Pampa: É constituído principalmente por vegetação campestre. Pantanal: É constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal esta presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e é conhecida por ser a maior planície imundavél do mundo.

    Aluna: Giovanna Teixeira De Souza
    Ano: 1º A
    Período: Matutino
    Escola Estadual Padre Constantino de Monte

    ResponderExcluir
  37. Nosso planeta apresenta diversos tipos de vegetações, que variam de acordo com a região onde se localizam.
    A espécie de vegetação referente a cada uma dessas regiões é definida por fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação e forma de atuação das massas de ar, as principais formações vegetais do mundo são deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
    O Brasil possui sete biomas caracterizados por uma vegetação principal cada um. Os principais biomas do mundo são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios, além dos biomas brasileiros.
    Os princípios que diferenciam os biomas e lhe dão suas principais características são o relevo, o solo, a pluviosidade, a fauna etc.

    Escola Estadual Padre Constantino de Monte
    Período: Matutino
    Serie: 1°ano Turma: B
    Aluno(a): Jéssica Carneiro Machado N°: 10

    ResponderExcluir
  38. Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta um dos mais complexos quadros de paisagens e sistemas ecológicos do planeta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Biomas são áreas com homogeneidade em clima, vegetação e fauna, os biomas presentes no Brasil são: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Pantanal.
    Domínios Morfoclimáticos: O domínio é um conceito criado por Aziz Ab'Saber, ele analisa as questões de relevo e as características desse relevo junto com a transformação ao longo dos anos, resultando assim a análise em áreas caracterizadas por relevo, vegetação, solo e clima. Então aspectos naturais caracterizam os domínios.

    Escola Estadual Padre Constantino de Monte
    Período: Matutino
    Serie: 1°ano Turma: B
    Aluno(a): Vinicius De Moraes N°: 29

    ResponderExcluir
  39. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística ) faz a classificação de 6 biomas(Amazônia, Cerrado,Caatinga,Mata Atlântica,Pantanal e o Pampa) o Bioma é Área geográfica que possui uma característica tanto a animais e plantas, e é um conceito mais amplo que também é usado pela biologia, mas na geografia nos não procuramos caracterizar as questões ligados aos animais já os biomas sim.A característica desses 6 biomas é que eles não tem área de transição de uma para a outra,e tem a umidade diferente.Vegetação:paisagem vegetal.3 partes da amazônia.A 1 área da Amazônia esta inundada,A 2 parte é a área que aumenta seu volume e a 3 parte nunca é inundado ou seja o ponto mais alto. No Cerrado uma expansão seca e chuvosa e temos algumas florestas conhecidas como cerradão,Caatinga é uma área que sobrevive com poucas águas.Pantanal é a maior planície inundável do mundo que não esta somente no brasil pois só há 25 % e 7 %por cento no mato grosso.Mata atlântica é a mais transformada do Brasil e tem uma grande biodiversidade,a vegetação ela se transforma pois o clima a determina.Pampa Rio Grande do Sul e Mato Grosso Do Sul.


    Escola Estadual Padre Constantino de Monte
    Período: Matutino
    Serie: 1°ano Turma: B
    Aluno(a): Julyane M. Useika

    ResponderExcluir